2º Encontro de Redes Municipais por Macrorregiões será em Barra do Garças


A atividade tem como foco mobilizar os profissionais da educação para a luta por valorização salarial e qualidade da educação

Publicado: 10/04/2024 16:54 | Última modificação: 10/04/2024 16:54

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/Edevaldo José /arte Jadson Oliveira

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de abril, em Barra do Garças, o segundo encontro de 2024, de Redes Municipais por Macrorregiões.A primeira das cinco macrorregiões foi Sinop, onde o Sintep-MT realizou, no mês de março, a oficina de financiamento da educação, entre outros debates. 

A proposta do Encontro é instrumentalizar as lideranças sindicais dos municípios com elementos capazes de intervir, de forma segura, junto aos poderes públicos para o debate sobre implementação do piso salarial e valorização profissional.

A atividade ministrada pelo secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, terá a participação do presidente da entidade, Valdeir Pereira, e dos diretores regionais. Na macrorregião Leste participam os três polos - Barra do Garças, Confresa e Canarana – com um total de 32 municípios representados. 

“É fundamental que os companheiros das subsedes conheçam as fontes de receitas para saber sobre a saúde financeira do município e as possibilidades de avançarem na implementação do Piso Nacional Profissional e na luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional”, esclarece o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, responsável pela oficina de financiamento da educação.

O Encontro vai além da oficina busca o debate sobre direitos consignados na legislação educacional atual, análise sobre as condições da carreira frente às defesas estabelecidas na proposta de planos de carreira do Sintep-MT, discute estratégias sobre a implantação do piso salarial profissional nas redes municipais, além de orientar sobre encaminhamento sindicais. 

A agenda de encontros terá ainda as macrorregiões Oestes, Médio Norte e Noroestes, e Sul I e II, distribuídas em cronograma até maio de 2024.

 

Acesse aqui a cartilha do II Encontro das Redes Municipais do Sintep-MT