Educadores da rede municipal entram em greve a partir desta quinta-feira (04)

Categoria reivindica recomposição salarial de 21% para garantir o cumprimento do piso do magistério

Publicado: 03/04/2024 18:20 | Última modificação: 03/04/2024 18:20

Subsede São José dos Quatro Marcos

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em São José dos Quatro Marcos (380 km oeste de Cuiabá) deliberou indicativo de greve para esta quinta-feira (04/04). Os profissionais reivindicam o fim do calote no Piso Salarial Profissional. Há três anos sem reajustes, os salários dos educadores acumulam defasagem de mais de 21%.

A deliberação do indicativo de greve foi definida em assembleia da categoria no dia 27 de março, após mais uma tentativa frustrada de negociação com a prefeitura. A mobilização prevista inicialmente para ontem (02/04) foi suspensa para avaliação da contraproposta apresentada pelo prefeito Jamis Silva Bolandin. Contudo, não apresentou avanços.

“O prefeito respondeu ao ofício na qual os professores pleiteavam o piso salarial com justificativas infundadas como ano eleitoral, 180 dias antes fim de mandato”, relata o vice-presidente do Sintep/Quatro Marcos, professor Jurandir Silva Mota, sobre mais uma tentativa da administração municipal de postergar o direito da categoria, descumprido pelo atual gestor desde 2021.

O piso salarial é o valor mínimo a ser pago para os profissionais da educação. Não se trata de teto, os demais níveis de formação – graduação, especialização e outros – terão os valores salariais correspondentes à progressão salarial da carreira.

“O piso é o valor inicial da carreira, que conforme a legislação federal (Lei 11.738/2008) deve ser paga aos profissionais da educação de nível médio. Em Quatro Marcos o prefeito ignora e desrespeita a valorização dos profissionais da educação”, destaca o presidente do Sintep/Quatro Marcos, Sandro Moreti.