Educadores de Vila Bela estão insatisfeitos com prefeitura e cobram transparência orçamentária


Portal da Transparência municipal não tem nenhum registro.Não tem dados atualizados

Publicado: 03/04/2024 11:54 | Última modificação: 03/04/2024 11:54

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Vila Bela Santíssima Trindade

Os profissionais da educação da rede municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km oeste de Cuiabá) estão descontentes com os encaminhamentos dados pela prefeitura para a recomposição salarial da categoria. Ontem (02/04), em reunião com o prefeito Jacob André Bringsken, foi anunciado o repasse de 3% para a categoria, que soma perdas de 35%.

Para a presidente da subsede do Sintep/Vila Bela da Santíssima Trindade, professora Ana Cristina Freires, “falta transparência nas contas da prefeitura e um plano de recomposição salarial digno que contemple o piso do magistério”.

A resposta da prefeitura não aponta nada de novo para a categoria. Os 3%, na verdade, integram o débito da gestão ainda de 2023, quando deveria ter recomposto os salários em 10%, mas só repassou 7%. “O descontentamento é geral”, afirma a dirigente.

Os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) vem tendo aumento gradativo. "Apesar dessa informação, parte do orçamento da educação na Prefeitura de Vila Bela está obscuro, sem transparência pública”, alega.

Para os profissionais oferecer apenas os 3% é uma desvalorização da categoria, um desrespeito.