Encontro registra na história da educação no Brasil a contribuição dos funcionários para a educação


Evento destaca o desafio da luta sindical para fortalecer e ampliar os direitos da carreira, assegurando a unificação com piso salarial e jornada

Publicado: 05/04/2024 22:29 | Última modificação: 05/04/2024 22:29

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/ Francisco Alves
VII Encontro de Funcionárias/os da Educação é aberto pela presidente em exercício do Sintep-MT, Leliane Borges

Começou nesta sexta-feira (05) um encontro com trabalhadores da educação, funcionários das escolas públicas das redes municipais e estadual de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Em sua sétima edição, o Encontro de Funcionários da Educação do Sintep-MT apresentou, na palestra de abertura, um relato da história da organização da escola, a partir da formação jesuítica com auxílio dos coadjutores, correspondentes aos funcionários da educação atualmente.

Sintep-MT/Francisco Alves
Palestrante convidado, professor João Monlevade

A apresentação foi realizada pelo professor doutor aposentado João Monlevade, um dos ícones nacionais na defesa da profissionalização específica para o segmento de funcionários de escola. Precursor dos debates sobre a relevância do papel do funcionário da escola no processo educativo, Monlevade registra, a partir de sua história pessoal, a importância desse segmento na formação dos estudantes.

Durante o diálogo com a plateia, Monlevade compartilhou que foi a sensibilidade de um ‘inspetor de alunos’ após ser expulso da aula que o motivou a retornar para a escola após três dias de suspensão. O fato faz uma analogia com  o pensamento defendido pelos educadores de que na escola, todos são educadores.

Sintep-MT/Francisco Alves
Funcionárias e Funcionários da educação reunidos para estabelecer estratégias para valorização profissional 

O VII Encontro de Funcionários da Educação é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), com o objetivo de dialogar sobre os desafios do segmento.

A presidente em exercício do Sintep-MT, Leliane Borges, destacou na abertura o desafio da luta sindical para fortalecer e ampliar os direitos da carreira, assegurando piso salarial e jornada. “O Sintep-MT é nosso sindicato, onde somos fortes unidos”.

“Nosso objetivo é assegurar a participação dos funcionários nos espaços de visibilidade e poder, seja na escola ou na direção sindical. É fundamental que ocupem os espaços, precisamos mostrar e assegurar que estamos presentes e atuantes enquanto segmento”, destacou o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano.

Sintep-MT/Francisco Alves

Durante o evento, o público também assistiu à apresentação cultural do grupo de dança tradicional cuiabana, Flor Ribeirinha, que trouxe um colorido a mais para o encontro com bailarinos dançando ao ritmo do Rasqueado e Siriri cuiabanos.

No encerramento do evento, funcionárias e funcionários da escola deram depoimentos sobre a relevância da conscientização do papel como trabalhadores da educação. Registrando que a visibilidade no espaço escolar é uma conquista e que o sindicato tem uma contribuição fundamental para o empoderamento e valorização profissional, inclusive com a luta pela formação continuada.

Grupo Flor Ribeirinha faz a apresentação cultural no primeiro dia do VII Encontro de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT

O encontro prossegue neste sábado, a partir das 8h30, com o debate sobre “Piso, Carreira, Jornada, Formação Inicial e Continuada na Perspectiva da Valorização”, com os palestrantes convidados: José Valdivino Moraes, diretor executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); a professor e ex-deputada, Rosa Neide Sandes de Almeida; e o assessor jurídico sindical, Bruno Boaventura.

Veja mais fotos no Facebook do Sintep-MT