IEAL elege nova gestão para mandato 2024-2029; CNTE segue na vice-presidência

No último domingo (7), a Internacional da Educação para a América Latina (Ieal) elegeu os novos representantes do comitê regional para o período 2024-2029: Sonia Alesso, secretária Geral da Confederação dos Trabalhadores da Educação da República da Argentina (CTERA), foi eleita a nova presidenta da Comitê Regional da Ieal. A CNTE segue na vice-presidência da instituição (sub-região Cone Sul), desta vez representada pelo secretário de Relações Internacionais, Roberto Leão. A cerimônia aconteceu durante a XIII Conferência Regional da Ieal, em San José, na Costa Rica.

Publicado: 11/04/2024 10:37 | Última modificação: 11/04/2024 10:37

Escrito por: Redação/CNTE

Reprodução

“Tive uma presença constante e solidária em defesa da educação no continente e no fortalecimento das organizações sindicais da região. Com certeza, neste período, todas as afiliadas da CNTE puderam sentir um pouco mais nossa latinoamericanidade”, avalia Fátima, sobre sua trajetória à frente da vice-presidência  da Ieal, encerrada em 2024.

Reprodução

Em agradecimento especial ao trabalho da secretária-Geral da CNTE, a Conferência Regional destacou seu envolvimento com a organização desde o início, além de todo o apoio dedicado por ela na consolidação da rede de Trabalhadores/as da educação. “Deixa seu posto e encerra um período de importantes contribuições para a Ieal”, ressaltou a Ieal na matéria publicada em seu portal.

Entre os principais feitos à frente do cargo, Fátima destaca a criação do Movimento Pedagógico Latino Americano, a organização da Rede de Mulheres Trabalhadoras da Educação, a celebração do Centenário de Paulo Freire, além de diversas ações solidárias em todo o continente.

Reprodução

“A determinação da Fátima, sua coragem, a capacidade de organização e a forte leitura política que ela tem, da nossa região e do mundo, a fez uma referência na área da educação e sindical. Uma pessoa querida, e contribui muito com a nossa organização, formação e mobilização. Por isso, os nossos agradecimentos pelo período que ela esteve na vice-presidência da Ieal. Parabéns pelo trabalho e a luta continua!”, declarou Heleno Araújo, presidente da CNTE.

O novo comitê

Sonia Alesso, secretária Geral da Confederação dos Trabalhadores da Educação da República da Argentina (CTERA), foi eleita a nova presidenta da Comitê regional da IEAL;

Roberto Leão, secretário de Relações Internacionais da CNTE, agora é quem ocupa a vice-presidência pela sub-região Cone Sul;

Yorgina Alvarado Diaz, secretária Geral do Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores da Educação Costarriquense (SEC/Costa Rica), é a nova vice-presidenta da sub-região Centroamérica e República Dominicana; e

Isabel Olaya, executiva da Federação Colombiana de Educadores (FECODE), foi eleita a vice-presidenta da sub-região Andina.

Reprodução
Demais representantes eleitos para o Comitê Regional das três sub regiões

Gloria Roque, de ANDES 21 de Junio (El Salvador)
María Dolores Escobar, de COLPEDAGOGOSH (Honduras)
Julio Canelo, de ADP (República Dominicana)
Gloria Arboleda, de ASPU (Colombia)
José Olivera, de FENAPES (Uruguay)
Elbia Pereira, de FUM-TEP (Uruguay)
Rosa leizaquía, de SUTEP (Perú)
Joviel Acevedo, de STEG (Guatemala)
Mario Aguilar, del CPC (Chile)
Paola Giménez, de OTEP-A (Paraguay)

XIII Conferência Regional da Ieal

Entre os dias 7 e 9 de abril, organizações sindicais de trabalhadores/as em educação de toda América latina reuniram-se em San José, na Costa Rica, para participar da XIII Conferência Regional da Ieal. Além da eleição do novo comitê regional de 2024-2029, o evento buscou proporcionar a troca de experiências entre os países, por meio de avaliações da conjuntura política e da realidade da educação em cada uma das nações presentes.

Uma comitiva integrada pela diretoria da CNTE e representantes de seus sindicatos filiados estiveram presentes no evento, representando os profissionais brasileiros/as da classe trabalhadora educacional.

Reprodução

A Conferência apresentou  um panorama sobre a situação da educação na Finlândia e nos Estados Unidos, abordando as tendências regionais da mercantilização da educação na América Latina.

Ainda na abertura, o secretário-geral da Internacional da Educação (IE) David Edwards, salientou sobre a IE ser a única instituição de educação internacional a apoiar a Palestina e contribuir financeiramente para a mitigação da dor das crianças do país, que estão sem acesso à escola e em situação de vulnerabilidade social e alimentar.

Situação do Brasil

Sobre o contexto político e educacional no Brasil, Heleno chamou atenção para a composição atual do Congresso Nacional, majoritariamente composta por parlamentares de direita, bem como nos estados - com oito unidades da federação representadas por governadores de esquerda e dezenove por políticos de direita.

Destacou a necessidade do fortalecimento da educação dos/as trabalhadores/as em educação nas eleições municipais, e abordou as disputas nas políticas educacionais com as instituições privadas e a extrema-direita, principalmente relacionadas às pautas da Escola sem Partido, militarização das escolas  e educação domiciliar.

Sobre o futuro da educação no país, reiterou a esperanças de que a próxima década possa contar com um Plano Nacional de Educação que garanta, entre outros pontos:

1- a regulamentação do custo aluno qualidade para financiar a educação básica;

2- o cumprimento da lei do piso salarial do magistério e as diretrizes nacionais de carreira para os trabalhadores/as da educação; e

3- uma política nacional para formação de mais profissionais educadores.

O evento encerrou nesta terça-feira (9), culminando na construção de recomendações de ação para o novo Comitê Regional eleito.