Mobilização e organização são os ingredientes para disputa por direitos para a categoria

VII Encontro de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT delibera resoluções para avançar nas conquistas e consolidar a profissionalização

Publicado: 09/04/2024 16:27 | Última modificação: 09/04/2024 16:27

Sintep-MT/ Francisco Alves
Delegadas e delegados do encontro fazem foto oficial na conclusão dos trabalhos

A organização e mobilização de todos os funcionários da rede pública de Educação é o desafio apontado nas resoluções da plenária de encerramento do VII Encontro Estadual de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT, realizado de 5 a 7 de abril no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Após três dias de intensos debates, tornou-se evidente a necessidade de implementar medidas visando fortalecer a profissionalização e efetivando a participação dos funcionários na carreira educacional. Os testemunhos dos participantes enfatizaram preocupações como o avanço da terceirização, a proliferação de contratos precários e a desprofissionalização de determinadas funções, incluindo os técnicos da educação infantil e o pessoal de acompanhamento aos estudantes com deficiência (PCD), e até mesmo o desmonte da carreira, como acontece na rede estadual.

Sintep-MT/Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, em viagem a trabalho, acompanhou os trabalhos virtualmente e enviou mensagem no encerramento manifestando a disposição para os enfrentamentos

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, mesmo ausente fisicamente devido a compromissos de viagem, registrou, em vídeo, a importância do Encontro. Para o dirigente, é essencial nutrir a determinação para enfrentar os desafios e ampliar a participação coletiva, inclusive em instâncias de tomada de decisão, como prefeituras e Câmaras Municipais, destacando a relevância da presença de representantes da educação nas eleições de 2024.

O secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, foi no mesmo sentido do presidente, ao ressaltar que a superação dos desafios requer a participação ativa de todos para fortalecer o sindicato e consolidar o espaço como de resistência e progresso para conquistas futuras.

Sintep-MT/Francisco Alves
O secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, durante a plenária de encerramento, que contou a presidente em exercício do Sintep-MT, professora Leliane Borges, na condução dos trabalhos

O VII Encontro de Funcionárias e Funcionários foi considerado fundamental e gerou resultados positivos, incluindo a ampliação do engajamento no coletivo do segmento. Os participantes foram encorajados a atuar como multiplicadores em suas respectivas regiões, levando adiante as lutas do sindicato para aqueles que não puderam participar do evento. O objetivo primordial, afirma Klebis, é conscientizar a classe trabalhadora sobre a importância da defesa de seus direitos.

A conclusão dos debates enfatizou que "onde há pouca resistência, há grande abuso", conforme observado pelo secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes. Para o dirigente, as discussões reafirmaram os ideais defendidos pelo sindicato no estado de Mato Grosso, especialmente em relação às condições de Piso, Carreira e Jornada, bem como à valorização profissional. Henrique Lopes ressaltou que, as conquistas obtidas na rede estadual podem e devem ser estendidas para os municípios.

Sintep-MT/Francisco Alves
Após três dias de debates, os participantes concluiram os trabalhos apresentando disposição para os enfrentamentos necessários por valorização e respeito profissional

Confira as fotos do VII Encontro de Funcionárias/os da Educação no facebook do Sintep-MT