NOTA DE REPÚDIO – CONTRA O PREFEITO ABÍLIO BRUNINI E DE SOLIDARIEDADE À DRA. MARIA INÊS
Durante a Conferência Municipal de Saúde, o prefeito interrompeu a professora, pelo faro de ela ter usado inguagem neutra na fala de abertura.
Publicado: 31/07/2025 12:07 | Última modificação: 31/07/2025 12:07
Escrito por: Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao ato autoritário e desrespeitoso cometido pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), durante a Conferência Municipal de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada na tarde de ontem, 30 de julho. Em um gesto inaceitável e antidemocrático, o prefeito interrompeu a fala da doutora Maria Inês da Silva Barbosa - que se retirou - do dispositivo oficial, simplesmente por utilizar linguagem neutra [todes] em sua saudação inicial.
Num evento onde o tema central é “consolidar o SUS: com a força do povo, participação social e políticas públicas”, tal atitude vinda do gestor municipal, não apenas fere os princípios de respeito à diversidade e à liberdade de expressão, mas também afronta diretamente os valores constitucionais de um Estado democrático de direito. O espaço da conferência deveria ser, acima de tudo, um local de escuta, participação plural e construção coletiva em prol da saúde pública — direito essencial conquistado com luta pelo povo brasileiro.
A história da classe trabalhadora neste país é marcada por resistência, coragem e mobilização constante em defesa de seus direitos. Nós não aceitaremos retrocessos e não toleraremos que representantes públicos usem de seu cargo para censurar ou intimidar quem defende a equidade, inclusão e justiça social.
A expulsão da Doutora Maria Inês, uma profissional de renome em sua área – professora da UFMT e doutora em saúde pela USP - que buscava contribuir com o debate e propor soluções para o frágil sistema de saúde de Cuiabá, revela uma postura incompatível com os princípios republicanos e democráticos. É inadmissível que, em pleno século XXI, quem defende os direitos humanos e a dignidade das pessoas seja silenciado por exercer sua cidadania.
O Sintep-MT reafirma seu compromisso histórico com a defesa intransigente da democracia, dos direitos sociais e da liberdade de expressão.
Em nome de todos, todas e todes que compõem nossa entidade sindical, prestamos solidariedade à Dra. Maria Inês e exigimos respeito às vozes plurais que constroem este país.
Direção Estadual do Sintep-MT
Livre, democrático e de luta!