Sintep/Rosário Oeste realiza um dia de paralisação contra o empobrecimento da categoria

Profissionais da educação param nesta terça-feira (30) para cobrar valorização salarial

Publicado: 29/04/2024 16:05 | Última modificação: 29/04/2024 16:05

Sintep/Rosário Oeste

O descontentamento dos trabalhadores da educação do município de Rosário Oeste (128 quilômetros de Cuiabá), com perdas salariais de até 46% no Piso Salarial Profissional Nacional, leva a categoria a paralisação de um dia, amanhã, 30 de abril. O ato deliberado em assembleia, no dia 25, faz o alerta para a sociedade, sobre as condições que os gestores municipais estão proporcionando aos educadores,além de cobrar do prefeito e dos parlamentares respeito à legislação.

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em Rosário Oeste luta pelo cumprimento da legislação federal (lei 11.738/2008) da carreira do magistério, que, no município é impactada com perdas salariais de 27% e 46%, conforme a jornada de trabalho. No município, a carreira é de 30 horas, e com base até mesmo na proporcionalidade, os salários estão achatados.

O piso salarial profissional nacional é R$ 4.580,96 para jornada de 40 horas. Para atingir esse valor, o menor salário da carreira dos educadores no município está 46% abaixo do piso nacional. Contudo, essa diferença é reduzida se a prefeitura cumprir, no mínimo, a proporcionalidade do Piso Nacional, com isso será fundamental repassar 27% sob o valor pago atualmente. Em ambas as situações os profissionais de Rosário Oeste estão prejudicados e desvalorizados pelo gestor municipal.

Para o presidente da subsede do Sintep-MT, Joildo Jovino de Oliveira, é uma disparidade muito grande.”Desde 2008 o piso foi estabelecido na legislação federal e até hoje, 2024, a prefeitura ainda não repassa a valorização dos trabalhadores da educação”, disse,

Conforme o dirigente, os estudos orçamentários feitos pela subsede do Sintep-MT, constatam condições financeiras para avançar na folha de pagamento. Contudo, a falta de vontade política da administração tem trazido o empobrecimento da carreira dos educadores.

O QUÊ - Paralisação dos Trabalhadores da Educação de Rosário Oeste

ONDE – Em frente a Câmara Municipal (Concentração)

QUANDO – Dia 30 de abril, a partir das 7 horas