Apresentação

O SINTEP-MT, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, filiado a Confederaçao Nacional dos Trabalhadores - CNTE e a Central Única dos Trabalhadores - CUT, representa todos os profissionais da educaçao básica pública em âmbitos estadual e municipal.

O SINTEP-MT é um dos maiores sindicatos de Mato Grosso. Está organizado em 98 municípios do Estado e possui 15 mil filiados e por meio do site conheça os principais eventos, as atividades desenvolvidas e as últimas notícias sobre o ensino público de Mato Grosso.

 

Neste item, nas próximas páginas, confira a Estrutura Administrativa, Histórico e Diretoria da entidade.

 

Estrutura Administrativa

 

Diretoria Central

A Diretoria Central do SINTEP/MT é o órgao de direçao do sindicato, composto no mínimo por dezenove membros nos respectivos cargos executivos eleitos por voto direto e universal de todos os sindicalizados no gozo de seus direitos, mais os Delegados Sindicais Regionais. As decisoes da Diretoria Central sao coletivas e seus membros nao poderao deliberar isoladamente, cabendo-lhes executar as deliberaçoes tomadas por maioria simples e as atribuiçoes estatutárias. Sua responsabilidade e de cumprir e fazer cumprir as decisoes do Congresso Estadual, Assembléia Geral, Conselho de Representantes e da própria Diretoria Central. 

Pólo Sindical Regional
O pólo Sindical Regional é uma CIRCUNSCRIÇAO que compreende mais uma subsede, a cujo serviço os sindicalizados da regiao elegem por voto direto e secreto um DELEGADO SINDICAL REGIONAL com mandato concomitante aos membros da Diretoria Central. É de competencia do delegado fortalecer a comunicaçao com a subsede, estimular as mobilizaçoes na regiao e assessorar as Diretorias da subsede realizando trabalho articulado com a Direçao Central.


São 15 pólos regionais sindicais:
 

1. Pólo Oeste I

Acorizal, Barao de Melgaço, Chapada dos Guimaraes, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande.

2. Pólo Oeste II 

Araputanga, Cáceres, Curvelândia. Figueirópolis do Oeste, Glória do Oeste, Indiavaí, Lambari do Oeste, Mirassol do Oeste, Porto Esperidiao, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, Sao José dos Quatro Marcos. 

3. Pólo Oeste III 

Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale do Sao Domingos. Vila Bela da Santíssima Trindade. 

4. Pólo Nortao I 

Colíder,Guaranta do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaa do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena.Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte .

5. Pólo Nortao II 

Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirante.Nova Monte Verde, Paranaíta.

6. Pólo Nortao III 

Cláudia, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratam.Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Uniao do Sul, Vera.

7. Pólo Nortao IV

Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabapora, Tapurah.

8. Pólo Noroeste 

Aripuana, Brasnorte, Castanheira, Colniza.Cotriguaçu, Juína, Juruena, Rondolândia.

9. Pólo Médio Norte I 

Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal;Tangará da Serra.

10. Pólo Médio Norte II 

Alto Paraguai, Diamantino, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, Sao José do Rio Claro.

11. Pólo Leste I 

Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Novo Sao Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeiraozinho, Santo Antonio do Leste,Torixoréu.

12. Pólo Leste II 

Água Boa, Campinápolis, Canarana,,Cocalinho, Gaúcha do Norte.Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querencia, Ribeirao Cascalheira.

13. Pólo Leste III 

Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia.Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antonio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Teresinha, Sao Félix do Araguaia, Sao José do Xingu, Serra Nova Dourada, Vila Rica.

14. Pólo Sul I 

Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari.Guiratinga, Itiquira, Pedra Preta, Rondonópolis, Sao José do Povo, Tesouro.

15. Pólo Sul II 

Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Nova Brasilândia, Paranatinga, Planalto da Serra.Poxoreo, Primavera do Leste, Sao Pedro da Cipa.

 

Diretoria Local Subsedes

A subsede é a organização do SINTEP-MT em cada município. Toda subsede contará com uma diretoria local executiva, garantindo-se as funções de coordenação, secretaria e tesouraria. Possuem autonomia sindical e financeira subordinando-se a Assembléia Local e a um Conselho de Representantes de todas as Unidades Escolares Estaduais e Municipais.

 

 

Congresso Estadual

O Congresso Estadual é a instância máxima para deliberar sobre questões políticas educacional, sindical e reforma estatutária. É realizado bienalmente, nos anos pares.


Assembléia Geral

A Assembléia Geral é a instância máxima de deliberação exceto para as questões de competência do Congresso Estadual. É convocada pela Diretoria Central ou por 1/5 dos sindicalizados. Participam da ASSEMBLÉIA GERAL todos os filiados do SINTEP-MT, quites financeiramente, com direito a voz e voto, dividindo soberamente sobre todos os assuntos, respeitando o Estatuto e as resoluções do Congresso Estadual.


Conselho Representantes

O Conselho de Representantes do SINTEP-MT é composto pelos membros da Diretoria Central, pelos Delegados Sindical Regionais, por um membro eleito da Diretoria da cada Subsede e os eleitos em Assembléias Locais na proporção de um para cada cinqüenta sindicalizados. É de competência do CONSELHO aprovar o Plano financeiro e de Trabalho, implementar as resoluções do Congresso e os Planos de luta, elaborar normas das eleições sindicais e eleger a Comissão Eleitoral e encaminhar as lutas da Categoria remetendo questões as Assembléias Gerais ou até convocando Congresso Extraordinário.


Assembléias Regional Sindical

As Assembléias Regionais sao convocadas pelo Delegado Sindical Regional ou por 2/3 das diretorias das Sub-sedes da região ou por 1/5 dos sindicalizados da regiao, tendo competência para deliberar sobre os interesses dos sindicalizados da região ou votar indicações a partir da região.


Assembléias Setoriais

Serao convocadas pela diretoria central ou por 1/5 dos sócios interessados por deliberação concernentes as lutas de fração setorizadas dos sindicalizados como aposentados, funcionários da educação, professores de determinada disciplina.


Assembléias Municipais

Sao instâncias máximas de deliberação de cada Subsede. Reúne todos os profissionais da educação para discutir e aprovar as reivindicações gerais a partir de cada município e fazer indicações de rumo para o movimento que deverão ser submetidas ao CONSELHO DE REPRESENTANTES e a ASSEMBLÉIA GERAL.


Cons. Repres. Unid. Escolares

É a instância que reúne os Representantes das unidades escolares e a direção da subsede. Cabe ao Conselho de Representantes das Unidades Escolares encaminhar as questões discutidas em cada unidade escolar e submete-las a Assembléia Local.


Repres. Unidades Escolares

O representante da escola (R.U.E) é a ligação do SINTEP com a unidade escolar. Além de participar das atividades desenvolvidas pelo SINTEP, cabe ao R.U.E garantir que todas as reivindicações dos colegas sejam discutidas e encaminhadas as instâncias do SINTEP. A participação efetiva do R.U.E é fundamental para a democratização das relações na escola e com o sindicato.
A eleição do R.U.E deve ocorrer no início de cada ano letivo. Preferencialmente, deve ser eleito um representante por período de funcionamento da unidade escolar. E suas reuniões devem anteceder as Assembléias Locais.




SINTEP/MT - Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso
Rua Mestre João Guimarães, 102 - Bairro Bandeirantes - Cuiabá-MT
Fone: (65) 3317 4300 - 0800 654343 - Fax: 3317 4327