Pressão do Sintep/Alto Paraguai garante ajuste no calendário letivo
Mudança no calendário é resultado da pressão da categoria para evitar prejuízos a trabalhadores e estudantes da rede municipal
Publicado: 02/02/2026 18:02 | Última modificação: 02/02/2026 18:02
Escrito por: Lina Obaid
Após inúmeras cobranças para a alteração da data de início do ano letivo e no calendário escolar na rede municipal, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso em Alto Paraguai, obteve sucesso junto da Secretaria Municipal de Educação. A exigência partiu da necessidade de amenizar os impactos gerados aos profissionais e a rotina escolar, diante da desorganização da gestão.
Com o ajuste, o calendário escolar, inicialmente previsto para iniciar no dia 02 de fevereiro, passa a ter início na próxima segunda-feira, dia 09 de fevereiro, mantendo os 200 dias letivos exigidos por lei.
Para a presidenta da subsede Sintep/Alto Paraguai, Márcia Araújo Gomes, este adiamento ameniza as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação municipal, no início do ano letivo, e abre espaço para os ajustes necessários.
“Com o retorno das atividades em 21 de janeiro, foi constatado que não havia condições para o início das aulas em 02 de fevereiro, pois muitas unidades escolares precisavam de reforma, pintura, entre outros. Além da própria falta de profissionais, cuja contagem de pontos acontece hoje e amanhã (02 e 03 de fevereiro). O intervalo será benéfico para que os educadores e os estudantes tenham um início de ano, o menos conturbado possível”, destacou a dirigente.
Apesar do ajuste feito, a subsede denunciou que as mudanças no calendário foram realizadas de maneira arbitrária pela Secretaria, sem a participação efetiva dos conselhos escolares, como prevê a Lei de Gestão Democrática (Lei nº 191/2007). Das quatro unidades escolares no município, duas optaram por alterar o calendário, e as outras duas por mantê-lo como estava, ficando a decisão da Secretaria Municipal de Educação como critério de desempate unilateral.




